Avatar autor post - Chamyto

17 de dezembro de 2025

Por Chamyto

A timidez faz parte da infância de muitas crianças: algumas falam pouco, outras evitam novas interações, algumas se retraem em atividades de grupo. Embora seja uma comportamento normal e natural, é possível ajudar os pequenos a desenvolver mais confiança e autonomia: uma das formas mais eficazes e divertidas de fazer isso é por meio da dança!

Quando uma criança dança, ela se expressa sem depender de palavras e cria um espaço de expressão para mostrar quem é. Por isso, a dança tem sido cada vez mais reconhecida como uma ferramenta poderosa de comunicação e socialização para as crianças! 

Veja também: Crossfit Kids: o que é, quais os benefícios e a partir de que idade pode praticar? 

Movimentar-se em grupo aumenta a segurança

Aulas de dança, coreografias em duplas ou até brincadeiras musicais em casa com os amigos estimulam a convivência e o trabalho em equipe. A criança tímida percebe que está em um ambiente acolhedor, onde todos passam pelos mesmos desafios, o que consequentemente diminui a sensação de isolamento e cria novas oportunidades de amizade!

Saiba mais: Ballet infantil: a partir de que idade começar e os benefícios para a saúde física e mental das crianças 

Dançar melhora a autoestima e a noção do próprio corpo

Quando a criança aprende um novo passo de dança, acompanha o ritmo ou completa uma coreografia simples, se sente capaz. Essa sensação de dever cumprido tem um impacto direto na autoconfiança e isso se reflete na maneira como ela se comunica na escola, em casa e até mesmo em brincadeiras.

Confira: Coordenação motora infantil: 10 atividades para desenvolver brincando 

A dança estimula a criatividade e a tomada de decisão

Improvisar movimentos, escolher músicas, inventar uma coreografia… tudo isso fortalece a autonomia e a criatividade. A criança tímida percebe que suas ideias importam e que pode criar, sugerir e liderar um pequeno grupo, mesmo que timidamente no começo.

Um ambiente acolhedor faz toda a diferença

Transformar a dança em parte da rotina pode ser simples: coloque músicas diferentes em casa, proponha desafios engraçados, dance junto, faça pequenas pausas para lanches com Chamyto 1+1 Cereais, Chamyto de Caixinha ou Chamyto Go Squeeze (que pode ficar até 6h fora da geladeira – se a aula de dança for fora de casa) e mostre que o importante é se divertir!  

Além de todos os benefícios emocionais e sociais, a dança exige energia! Garantir bons lanchinhos ao longo do dia ajuda a manter o ritmo, a energia e o entusiasmo das crianças. Os produtos Chamyto são práticas opções para antes ou depois das atividades, oferecendo sabor, nutrição e a reposição de energia necessária para que os pequenos se movimentem, e dancem com ainda mais alegria!