Avatar autor post - Chamyto

28 de julho de 2025

Por Chamyto

Entrar em uma escolinha de futebol infantil é o sonho de muitas crianças! Afinal, estamos falando de um dos esportes mais famosos no Brasil e no mundo, que ganha admiradores desde os primeiros anos de vida. Se você tem uma criança que quer fazer aula de futebol infantil, nem pense duas vezes antes de deixar! Além de ser uma forma de movimentar o corpo e se divertir, o esporte ainda traz inúmeros benefícios para o desenvolvimento físico e social dos pequenos. Conheça tudo a seguir!

Quais são os benefícios do futebol infantil?

O jogo de futebol infantil traz diversos benefícios para o corpo. As crianças que o praticam precisam desenvolver diferentes habilidades, como chutes, corridas, dribles e passes. A prática constante é muito importante e ainda melhora a coordenação motora. Todo esse esforço também aumenta a resistência física e traz mais agilidade. Com o condicionamento físico mais forte, há um impacto diretamente positivo na melhora da saúde respiratória e cardiovascular. O treino de futebol infantil é intenso, o que ainda proporciona o fortalecimento muscular. Isso é muito importante durante a infância, fase onde o corpo está se desenvolvendo. Ou seja: o futebol infantil é ótimo para o crescimento saudável da criança!

Qual a importância do futebol para as crianças no dia a dia? 

Além de melhorar o aspecto físico, a aula de futebol infantil também é o ambiente perfeito para aprimorar a socialização. Na escolinha, as crianças conhecem outras pessoas da mesma idade, sendo assim mais uma forma de fazer amigos além do colégio tradicional. Os pequenos acabam conversando com mais gente e praticam a comunicação durante o treino. Isso naturalmente melhora suas habilidades sociais, já que eles aprendem desde cedo a lidar com outras pessoas e a conviver em sociedade. Por ser um jogo de equipe, o futebol infantil ainda aprimora a capacidade de trabalho em grupo, algo extremamente importante na vida pessoal.

Atenção, desempenho e confiança: veja mais benefícios do futebol infantil

Praticar um esporte requer muito foco e disciplina. Por isso, o treino de futebol infantil é um ótimo espaço para melhorar essas qualidades. Durante o treino, a criança precisa entender as regras e prestar bastante atenção no que está fazendo. Essas habilidades se tornam úteis não só na prática esportiva, mas também na escola e no dia a dia. 

Além disso, as crianças que fazem aula de futebol infantil costumam apresentar uma melhora na autoestima. Afinal, superar desafios, ganhar jogos em equipe e ver seu progresso a cada dia são situações que melhoram a confiança de qualquer um. Acha que acabou por aí? Tem mais! A escolinha de futebol infantil ensina que é muito importante ter respeito, tanto pelo esporte quanto pelo treinador e seus colegas de equipe. Essa é uma noção valiosa para se levar para a vida. 

Vale ressaltar também que o esporte também tem papel fundamental no controle emocional. Desde cedo, a criança aprende que o jogo de futebol infantil vem acompanhado de muitos sentimentos, como a felicidade da vitória e a frustração da derrota. Lidar com essas emoções desde pequeno é uma ótima maneira de desenvolver um maior controle emocional quando adulto. Por fim, a prática de futebol infantil também faz com que as crianças desenvolvam a tomada de decisões e aprendam a fazer escolhas mais rapidamente. Afinal, dentro de campo, é preciso agir com rapidez, responsabilidade e confiança!

Qual a melhor idade para colocar a criança no futebol?

A melhor idade para colocar a criança na escolinha de futebol infantil é a partir dos 4 ou 5 anos. Nessa fase, os pequenos têm uma melhor coordenação motora, são capazes de entender regras com mais facilidade e apresentam uma maior noção de trabalho em grupo. Com 3 anos, você já pode apresentar a bola para a criança, mostrando como se dá chutes e ensinando brincadeiras para dar familiaridade. Porém, a escolinha em si é indicada a partir dos 4 ou 5 anos. 

Vale ressaltar que nunca é tarde para começar! Mesmo que a criança já tenha 7, 10 ou mais anos, é super válido colocá-la na aula de futebol infantil. As escolinhas normalmente dividem categorias de acordo com idade e nível de conhecimento. Ou seja: tem espaço para todo mundo! 

Além da aula de futebol infantil: saiba como incentivar a criança no esporte!

Colocar a criança na escolinha de futebol infantil é o primeiro passo, mas os pais e cuidadores podem incentivar ainda mais através de outros cuidados no dia a dia. É muito importante que, sempre que possível, você apareça nos jogos e campeonatos para dar força. Isso mostra que você realmente se importa e está orgulhoso do seu feito dentro de campo. Inclusive, faça questão de deixar isso claro! Elogie e mostre o quão feliz você está com o progresso. Já no caso de derrotas, incentive a criança a continuar persistindo.

Os pais e cuidadores também podem ajudar fora de campo através de uma alimentação de qualidade. Para ter um bom desempenho na hora do jogo, os pequenos precisam de energia e estar com a saúde em dia. Afinal, a comida é o combustível do corpo! Por isso, tenha o cuidado de manter uma alimentação balanceada. 
Alimentos práticos, gostosos e ricos nutricionalmente serão seus grandes aliados nesse momento, como é o caso do Chamyto! O produto é uma ótima fonte de cálcio, nutriente essencial para o fortalecimento dos ossos e um bom desempenho físico. Além disso, Chamyto também é rico em zinco e lactobacilos vivos. O melhor de tudo: é gostoso e fácil de levar para qualquer lugar, sendo assim uma ótima opção para tomar antes ou depois da aula de futebol infantil!