Avatar autor post - Chamyto

16 de maio de 2025

Por Chamyto

Os esportes para crianças são uma boa maneira de unir diversão com vida saudável. A prática de atividades físicas na infância traz diversos benefícios para a saúde, ajuda na socialização e ainda é super divertida. Porém, incentivar crianças a se exercitarem pode não ser uma tarefa tão simples, principalmente na era digital. 

A facilidade de acesso a telas (de TV, videogame e celular, entre outros) faz com que muitos jovens deixem de lado outros tipos de atividades. Por isso, é muito importante saber como estimular a atividade física infantil. Para te ajudar, separamos esse guia com dicas importantes para incentivar crianças de todas as idades a praticarem esportes. Confira!

Qual a importância da atividade física infantil?

São muitas as vantagens do esporte infantil. Para começar, a prática de exercícios tem um papel importante na saúde física porque estimula diretamente os ossos e músculos. Os esportes também contribuem para um melhor desenvolvimento de funções variadas do corpo, como os sistemas cardiovascular e respiratório. 

Quando a criança pratica um exercício, ela também trabalha algumas habilidades motoras e cognitivas, como foco, disciplina e atenção. Além disso tudo, o esporte infantil coletivo ainda ajuda na socialização, já que a criança terá contato com pessoas diversas e, assim, conseguirá fazer mais amigos. 

Qual a idade certa para fazer exercícios?

Quanto mais cedo, melhor! Cada tipo de esporte infantil tem uma média de idade para começar a praticar. A natação, por exemplo, já pode ser iniciada a partir dos 6 meses, ganhando um nível mais avançado aos 6 anos. Já o futebol costuma ser praticado oficialmente em escolinha quando a criança faz 5 anos. A musculação, por sua vez, é indicada a partir dos 12 anos. 

Porém, a prática de exercícios pode ser iniciada bem cedo com o apoio da família. Brincadeiras com bolas, atividades na água e muitos outros jogos são ótimas ideias para incentivar a movimentação.

Quais exercícios físicos uma criança pode fazer?

Existe uma variedade enorme de exercícios físicos para crianças experimentarem! É sempre bom começar com opções mais lúdicas, como brincadeiras com bola, pular corda, pega-pega e queimada, por exemplo. Dentre os esportes, muitos pequenos gostam de testar artes marciais, como judô, jiu-jitsu e karatê. As atividades coletivas são muito indicadas na infância, então aulas de futebol, basquete, handebol e vôlei são ótimas para começar. Natação, andar de bicicleta, corrida, dança e ballet são outras atividades muito indicadas para crianças. 

Guia de esportes para crianças: veja lista de atividades e como estimular a prática de exercícios em cada idade

Descobrir quais são as atividades físicas para crianças em cada idade pode ser um desafio para os responsáveis. E mais difícil ainda é incentivar o interesse pelos esportes. A lista a seguir foi separada por faixa-etária com dicas para estimular a prática de esporte infantil. Confira: 

  • Crianças de 6 a 8 anos 

Nessa fase, a melhor forma de incentivar esportes para crianças é pelo círculo familiar. Os pequenos adoram fazer atividades com pessoas próximas, então tire sempre um tempinho do dia para atividades lúdicas, como as brincadeiras com a bola. Nos finais de semana, vale apostar em mais esportes, como uma partida de futebol em família ou um campeonato de vôlei. Essa também é a melhor época para incentivar a andar de bicicleta, colocar em aulas profissionais de natação e se inscrever em escolinhas de futebol, handebol, dança e outras atividades. 

– Melhores esportes para crianças de 6 a 8 anos: futebol, andar de bicicleta, vôlei, basquete, patinação, ballet, dança e natação.

  • Crianças de 9 a 11 anos 

Nessa idade, as crianças começam a entender melhor seus gostos e preferências. Por isso, mantenha sempre um diálogo aberto para que seu filho se sinta à vontade. Caso ele não goste de um esporte, não brigue e apenas mostre novas alternativas. Além disso, tente estar sempre presente nos campeonatos e apresentações, pois isso também incentiva a criança a continuar. 

– Melhores esportes para crianças de 9 a 11 anos: ginástica, atletismo, artes marciais (judô e jiu-jitsu, por exemplo), atletismo e esportes coletivos. 

  • Crianças de 12 a 14 anos

Nessa faixa etária, o pré-adolescente já começa a ganhar mais independência e autonomia. Isso não quer dizer que você deve se afastar. Continue marcando presença em campeonatos e apresentações, chame seu filho para brincar com você e mostre interesse na rotina de atividades. Nessa etapa, ele já pode ter mais autonomia para brincar com os amigos, por isso, incentive-o a ter uma vida sociável mais ativa. Além disso, tente conversar com o adolescente sobre o esporte, debater jogos e se manter interessado. Tudo isso ajuda a criar um espaço mais saudável dentro de casa que incentiva a prática de exercícios. 

– Melhores esportes para crianças de 12 a 14 anos: tênis, skate, musculação, flexão e todos os anteriores. 

  • Adolescentes de 15 a 16 anos 

Nessa fase, é natural que os adolescentes busquem atividades mais individuais e prezam pela autonomia. Por isso, é muito importante respeitar o espaço e deixar o filho mais livre para experimentar coisas novas. É importante, porém, se manter presente e apoiá-lo nas decisões. Pergunte sobre as atividades, se ofereça para ajudar nos treinos e ajude-o no que precisar. Assistir esportes juntos vai ajudar a fortalecer os vínculos. Essas pequenas atitudes ajudam a manter o interesse nas atividades físicas sempre bastante elevado, além de proporcionar momentos de diversão em família em todas as idades. 

– Melhores Esportes para adolescentes de 15 a 16 anos: corrida, luta, triatlo, beach tennis, vôlei de praia e todos os anteriores. 

Alimentação e esportes para criança: aposte em Chamyto para mais energia! 

Com tantas possibilidades de esportes para crianças, eles vão querer testar um pouco de tudo! Para garantir que aproveite ao máximo todas as possibilidades, é fundamental cuidar da alimentação durante toda a infância e adolescência. Os alimentos dão a energia necessária para ter tanta disposição ao longo do dia. O ideal é sempre preparar pratos bem completos em cada refeição para que a criança receba todos os nutrientes necessários. 

Uma boa dica é apostar no Chamyto para o lanche da tarde! O produto lácteo é fonte de alguns dos nutrientes mais importantes para o desenvolvimento, como zinco, cálcio e lactobacilos vivos. Além disso, Chamyto ajuda a dar energia, disposição e vitalidade. Por isso, é um ótimo lanche da tarde para crianças e adolescentes que adoram praticar esportes e querem aproveitar ao máximo os momentos de diversão!