Avatar autor post - Chamyto

28 de julho de 2025

Por Chamyto

É muito comum encontrar crianças contando histórias de amigos e imaginários e até mesmo presenciar os pequenos brincando com eles. Mas, será que é normal a criança ter amigos imaginários? Por mais que seja uma prática comum entre crianças no início da infância, isso pode acabar gerando diversos questionamentos nos pais e responsáveis. A seguir, você vai descobrir tudo o que precisa saber sobre os amigos imaginários do seu filho! 

Confira: Longe das telas: 9 ideias superdivertidas de brincadeiras para crianças 

O que são amigos imaginários?

Um amigo imaginário pode ser uma figura completamente inventada – como um super-herói, um animal falante ou até um objeto com personalidade – que a criança vê como real. Em alguns casos, a criança conversa, brinca ou até divide tarefas com esse amigo.

Ao contrário do que muitos pensam, esse comportamento não é sinal de problemas emocionais. Pelo contrário: a psicologia infantil reconhece que ele pode indicar criatividade, inteligência emocional e imaginação ativa.

É normal ter amigos imaginários?

Estudos feitos por pesquisadores das Universidades de Washington e do Oregon indicaram que cerca de 65% das crianças de até 7 anos em idade escolar já tiveram ou ainda possuem um amigo imaginário. Então, a resposta é sim. Principalmente na primeira e início da segunda infância, é bem comum que as crianças apresentem contato com amigos imaginários. 

Além de ser divertido para as crianças, ter um amigo imaginário está ligado ao desenvolvimento de habilidades cognitivas, como a capacidade de criar narrativas mais elaboradas,  de entender os sentimentos e pontos de vista alheios e apresentam maior criatividade e maiores habilidades de resolução de problemas.

Especialistas apontam que esses “amigos” invisíveis ajudam as crianças a fortalecer autonomia, empatia e inteligência emocional, além de:

  • Explorar emoções: a criança projeta seus sentimentos no amigo e aprende a lidar com eles.
  • Treinar habilidades sociais: conversar com um amigo imaginário ajuda a praticar diálogos e empatia.
  • Sentir segurança: em momentos de mudanças (como a chegada de um irmão ou a entrada em uma nova escola), o amigo imaginário pode trazer conforto.
  • Preencher o tempo ou a solidão: especialmente em ambientes com poucos estímulos sociais, a criança pode criar companhia.

Veja também: Como escolher brinquedos para criança de 7 anos: 10 opções para desenvolver habilidades 

Qual a fase do amigo imaginário?

Ter um amigo imaginário pode ser muito comum na idade escolar, por volta dos 6 aos 8 anos. Segundo a Healthy Children.org, ter um amigo imaginário é uma fase normal e positiva de desenvolvimento. Por isso, a recomendação para os pais e responsáveis é: não interferir, mas acompanhar com calma. Crianças com amigos imaginários costumam ter amizades reais, boa adaptação e criatividade. 

Criança com amigo imaginário: devo me preocupar?

Em alguns casos raros, o amigo imaginário pode refletir desconforto emocional. Fique atento se:

  • O parceiro invisível assusta, estimula a violência ou mal comportamentos
  • A criança se isola totalmente e deixa de brincar com amigos reais
  • A presença imaginária é constante e atinge a rotina diária
  • Há mudanças bruscas no comportamento, sono ou apetite

Nessas situações, consultar um psicólogo pode ajudar a entender o que está por trás desses comportamentos .

O que fazer quando a criança tem um amigo imaginário?

Especialistas sugerem uma abordagem leve: não é preciso negar a existência do amigo imaginário. O ideal é respeitar o universo criado pela criança, evitando tanto o incentivo excessivo quanto a ridicularização.

  1. Escute com curiosidade: pergunte sobre o que fazem juntos.
  2. Participe da brincadeira sem impor limites.
  3. Evite forçar a dissolução do amigo, deixe que seja a criança quem decida.
  4. Observe o comportamento geral – sono, relacionamento, humor.
  5. Busque orientação profissional se surgirem sinais de preocupação persistente.

Ter um amigo imaginário é, na maioria das vezes, uma forma divertida e saudável de crescer. Eles refletem curiosidade, capacidade de simbolizar o mundo e de lidar com emoções. Para os pais, o mais importante é observar com carinho, apoiar e garantir um ambiente acolhedor para que a criança se desenvolva com segurança.

Chamyto garante muito mais sabor e energia nas brincadeiras

Para acompanhar as brincadeiras, a dica é apostar em Chamyto! Com um sabor inconfundível de infância, os iogurtes e leites fermentados trazem nutrientes indispensáveis para o organismo, como zinco, cálcio e lactobacilos vivos. Com Chamyto, as brincadeiras ficam muito mais gostosas e cheias de energia!