Avatar autor post - Chamyto

28 de julho de 2025

Por Chamyto

A infecção intestinal em criança é um problema muito frequente durante a infância. Nessa fase, o sistema imunológico ainda está se desenvolvendo, então os pequenos ficam mais propensos a desenvolver problemas de saúde – principalmente se não houver uma alimentação adequada com os nutrientes necessários para fortalecer o corpo. Mas quais são os sintomas de que o intestino não está bem? 

Entender como o corpo da criança funciona é fundamental para que os pais e cuidadores saibam a hora de agir. Afinal, nem sempre os pequenos sabem indicar exatamente o que estão sentindo e isso pode atrapalhar o tratamento. Por isso, separamos uma lista com 9 sinais de que o intestino da criança não vai bem e algumas dicas de como agir nessas situações. Confira! 

1) Evacuação pouco frequente

Como saber se a criança tem problema de intestino? A melhor forma é observando suas fezes. A frequência de evacuação diz muito sobre o funcionamento do sistema digestivo como um todo. Se a criança vai menos de 3 vezes na semana ao banheiro, é um grande sinal de alerta. O ideal é que a evacuação aconteça de 1 a 3 vezes por dia, sendo que ficar 1 ou 2 dias da semana sem evacuar também é normal. Se passar desse período, porém, fique atento porque é um indício de que o intestino não está funcionando como deveria. Qualquer mudança na frequência de evacuação deve ser analisada!

2) Fezes duras 

Além da frequência, é fundamental ficar atento na consistência do cocô da criança. O formato e textura podem dizer muito sobre a saúde intestinal! Fezes muito duras e ressecadas são um indicativo de constipação, que acontece quando a criança tem dificuldade para evacuar. Normalmente, a criança com intestino preso elimina o cocô em formato de diversas bolinhas. 

3) Diarreia infantil 

As fezes duras indicam que há um problema no intestino, mas também não é nada bom quando o cocô sai muito mole. Uma consistência mais líquida e pastosa é sinal de diarreia infantil, que consiste no aumento de evacuações. O cocô é eliminado tão rapidamente que nem consegue ganhar a consistência firme. A diarreia infantil é um grande problema porque indica algum problema no intestino e ainda pode causar desidratação. Por isso, é importante ficar atento. Se a criança estiver indo mais de 3 vezes por dia no banheiro e apresentar fezes nessas condições, é bom levar ao médico. 

4) Dor ao evacuar 

Uma outra dica de como saber se o intestino da criança está inflamando é observar se ela apresenta dor ou dificuldade para evacuar. O cuidador deve ficar bem atento a esse sintoma porque muitas vezes os pequenos não falam o que estão sentindo por diversos motivos, como a vergonha. É comum que crianças com dor ao evacuar evitem ir ao banheiro, reclamem bastante e fiquem irritadas. Se perceber esse sinais, pergunte como elas estão se sentindo e cheque se o cocô está vindo duro e seco demais.

5) Inchaço abdominal 

Reparou a criança com a barriga mais inchada? Preste atenção! O inchaço abdominal é um indício de que há algo de errado acontecendo com o intestino da criança. Gases, infecções, constipação e algumas doenças gastrointestinais podem causar o estufamento do abdômen por causa das alterações que o órgão está passando.

6) Mudanças no apetite

A mudança no apetite da criança é um sintoma comum a muitas doenças que podem surgir na infância, inclusive as gastrointestinais. Isso acontece porque o intestino está diretamente ligado à digestão e, consequentemente, ao apetite. Como resultado, a criança pode apresentar mais ou menos fome que o normal. Problemas como gastroenterite, constipação e intolerâncias alimentares normalmente causam perda de apetite. Já o aumento de apetite é menos comum, mas pode aparecer em quadros de verminoses, alguns tipos de infecções intestinais e disbiose. Vale ressaltar que a mudança na fome pode causar ganho ou perda de peso repentina, outros sintomas típicos dos problemas no intestino.   

7) Irritabilidade e estresse 

Quando pesquisamos “qual o sinal que o intestino não vai bem?”, sempre nos deparamos com diversos problemas físicos, mas as mudanças comportamentais também devem ser levadas em consideração. Ninguém gosta de se sentir mal, então é comum que a criança com o intestino disfuncional acabe ficando mais irritada. O estresse é uma reação natural a algo que foge do controle, e os pequenos não estão imunes a isso. Afinal, as doenças intestinais podem causar dor, desconforto e até atrapalhar o sono. Por isso, fique atento aos sinais de um possível problema no intestino caso a criança esteja apresentando mudanças no temperamento. 

8) Gases em excesso 

Quando há um desequilíbrio no intestino da criança, a digestão é sempre impactada negativamente. Uma das consequências disso é a fermentação excessiva, que pode levar aos gases. Isso resulta em uma maior frequência de arrotos e flatulência, então é bom ficar de olho nesse sinal.  

9) Dificuldade para dormir 

Problemas como a infecção intestinal em crianças podem atrapalhar bastante o sono. A dor e desconforto deixam os pequenos irritados, ansiosos e com bastante dificuldade para dormir. O pior de tudo é que o intestino está diretamente envolvido na produção da serotonina, que é o neurotransmissor responsável pela melatonina (substância que regula o sono). Ou seja: se a flora intestinal está mal, o sono também. Tudo isso resulta em insônia ou dificuldade para dormir, o que ainda deixa a criança bem cansada no dia seguinte. 

O que fazer ao perceber os indícios de infecção intestinal em criança? 

Notou que a criança apresenta alguns desses sintomas? O recomendado é levá-la diretamente ao médico pediatra. O especialista pedirá exames para analisar como anda a saúde intestinal do pequeno e, a partir disso, vai determinar o que está acontecendo com ele. Conte todos os detalhes na consulta: como está o cocô da criança? Qual é a frequência de evacuação? Ganhou ou perdeu peso? Surgiram mudanças no comportamento? Não deixe nada de fora, pois tudo isso ajuda no diagnóstico preciso. Depois da consulta, siga à risca o tratamento indicado pelo médico para garantir uma recuperação rápida e eficaz!

O que fazer para evitar infecção intestinal em criança?

Agora você já sabe quais são os sintomas de que o intestino não está bem. O próximo passo é tomar medidas para evitar esses problemas na criança. A boa notícia é que é mais simples do que parece: basta tomar alguns cuidados na rotina. Ensinar a higienização correta das mãos, limpar com frequência os objetos usados pelos pequenos e manter a caderneta de vacinação em dia são alguns exemplos de medidas básicas que evitam a contaminação. 

Porém, um dos principais cuidados que você deve ter é com a alimentação infantil! Muitas vezes, a causa dos problemas intestinais está relacionada à falta de nutrientes. A criança com intestino preso, por exemplo, normalmente tem um baixo consumo de fibras. Uma dieta pobre nutricionalmente e com excesso de industrializados pode acabar causando um desequilíbrio na microbiota intestinal, levando a dificuldades de digestão e facilitando o aparecimento de doenças. 

Quer melhorar a alimentação da criança para evitar problemas intestinais? Então priorize uma dieta rica em nutrientes, fibras e probióticos. Os produtos Chamyto serão seu grande aliado nesse momento! O Leite Fermentado Chamyto contém lactobacilos vivos, que contribuem para a manutenção da microbiota intestinal e evitam a proliferação de bactérias patológicas. Ele ainda é uma ótima fonte de vitaminas A, C, D e E, trazendo melhorias para a qualidade de vida. Para incentivar o consumo diário, aposte no Chamyto Box! O pack conta com 6 caixinhas de 80g que proporcionam mais autonomia em qualquer momento do dia, do café da manhã ao lanche da tarde. Além do Chamyto Box Tradicional, você também pode optar pelos sabores Uva e Morango. Assim, Chamyto traz saúde para o intestino da criança de forma deliciosa!